Quatro professores do PPGCOM de Imperatriz apresentam suas pesquisas na abertura do seminário interprogramas do Norte e Nordeste

Quatro professores do Mestrado em Comunicação da UFMA de Imperatriz apresentaram hoje suas pesquisa durante o primeiro seminário interprogramas das regiões Norte e Nordeste I PesquisaCom. O evento, organizado totalmente pela Plataforma Google Meet reúne 11 programas de pós-graduação em Comunicação, 55 docentes e 500 inscritos, em um processo de interlocução sobre os estudos desenvolvidos nas duas regiões.

Pela manhã, depois da fala do presidente da área a Comunicação na Capes, Edson D’Almonte, pela manhã, foram apresentadas pesquisas dos professores Lucas Santiago Arraes Reino, José Messias e Thaísa Bueno. As falas integraram o GT “Convergência, Transmidiação e Jornalismo multiplataformas”. À tarde foi a vez da professora Marcelli Alves apresentar seus estudos sobre televisão no GT “Narrativas Midiáticas e Mídia Audiovisual”.

O primeiro a apresentar os estudos foi o professor doutor Lucas Santiago Arraes Reino, que enfatizou seus estudos sobre títulos jornalísticos, comparando a produção e edição de títulos países de língua portuguesa, além de atividades envolvendo experimentação de formatos textuais na internet. Em seguida a professora Thaísa Bueno explicou seus estudos envolvendo formatos jornalísticos, rotinas e identidades. Entre os destaques da sua fala, estavam os estudos sobre mapeamentos dos profissionais de jornalismo em diferentes funções, estudantes, assessores e repórteres. Por fim o professor José Messias apresentou parte de seus levantamentos sobre games e séries.

Intercâmbio

O evento é organizado pela pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem parceria na realização com o PPGCOM da UFMA de Imperatriz. Esse iniciativa é vista de modo muito positivo pela coordenadora do mestrado, a professora Thaísa Bueno. “Essa troca é importante por muitas razões, primeiro porque é uma forma de nos aproximarmos de outros pesquisadores e compartilhar nossos estudo, dando densidade às investigações de professores e alunos; e também porque mostra como a pós-graduação tem se reinventado nesse período de pandemia”, comenta.

O evento segue até o dia 19, no período da manhã e da tarde. O mestrado em Comunicação da UFMA de Imperatriz vai apresentar ainda pesquisas desenvolvidas por mais sete professoras: Camilla Quesada Tavares, Isabele Mitozzo, Elaine Javorsk, Denise Ayres, Letícia Cardoso e Roseane Arcanjo.

Serviço:

O evento será realizado nos dias 18 e 19 de junho de 2020, das 9 às 12h e das 14h às 18h, pelo Youtube.

Clique no link https://www.even3.com.br/pesquisacom/ e realize a sua inscrição

Segue o link para acesso às transmissões do I PESQUISACOM, no Youtube: