Protocolo de qualificação da primeira turma será no dia 18 de setembro

Falta menos de um mês para que a primeira turma de mestrandos do PPGCOM protocole, junto à secretaria do programa, os trabalhos para a avaliação de qualificação. A data definida foi 18 de setembro e as bancas avaliativas vão ocorrer entre 5 e 16 de outubro, conforme agendamento entre orientadores e professores convidados.

Por conta das particularidades do trabalho com a Covid 19, os alunos que não entregaram o comprovante de Proficiência poderão qualificar sem ele. O Colegiado do programa resolveu ampliar o prazo para a entrega até a defesa.

O regimento de qualificação está disponível no site do programa. É importante ressaltar que o Exame de Qualificação é uma atividade obrigatória, mas não conta crédito. O objetivo é avaliar as atividades realizadas pelo (a) discente.

Para qualificar o aluno deve ter finalizado os créditos exigidos em disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas.

Para solicitar a banca de qualificação, o (a) aluno (a) deverá protocolar, por e-mail (ppgcomitz.ufma@ufma.br) o pedido, conforme o formulário previsto no regimento e o relatório para avaliação.

Para qualificar o discente vai entregar um Memorial de atividades, com dados pessoais, Histórico escolar, Listagem dos trabalhos acadêmicos produzidos e Currículo Lattes atualizado. O projeto deve vir com Título provisório, Resumo, Sumário ampliado (com Introdução, um capítulo pronto), Problema, Referencial Teórico, Descrição da Metodologia e Cronograma e plano de execução.

O discente que por ventura venha a ser reprovado na qualificação, terá direito a fazer uma nova e última solicitação em 30 dias.