PPGCOMs da UFMA e da UFPR fazem parceria e ofertam disciplina sobre desinformação e descrédito na ciência

Os Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOMs) da UFMA/Imperatriz e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) irão oferecer uma disciplina interestitucional com a proposta de discutir a desinformação e o descrédito na ciência. A matéria, inititulada formalmente de “Tópicos Especiais em Comunicação e Política II”, está prevista para começar dia 8 de março.

A disciplina, que faz parte do projeto “Desinformação, descrença na ciência e atuação institucional na divulgação científica: possibilidades de ação da universidade no contexto pós-pandemia”, acontecerá em formato EaD, com aulas assíncronas hospedadas na plataforma Classroom. Ao longo do semestre, serão ofertadas 19 aulas com professores de 11 instituições de ensino superior do país.

Entre os principais objetivos da matéria estão: estudar conceitos que permeiam a discussão sobre desinformação e fakenews e discutir o contexto das distintas crises (imprensa, instituições políticas, epistêmica, etc.) que coexistem no ambiente da desinformação. Além disso, pretende-se também abordar a divulgação científica a partir das instituições públicas, sejam elas políticas, universitárias e científicas.

As matrículas serão realizadas nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro (confira a ementa da disciplina aqui). Após o envio do formulário os alunos da UFMA estarão automaticamente inscritos na disciplina. “Todas as matrículas vão ser realizadas na UFPR, mas como a UFMA é nossa universidade parceira, os alunos terão vagas destinadas a eles. Os alunos do PPGCOM da UFMA vão receber, a partir da Coordenação do curso, as instruções e o formulário que precisam ser enviados para a UFPR dentro do prazo estabelecido”, destaca a professora do PPGCOM da UFPR e coordenadora do projeto, Michele Massuchin.

De acordo com Massuchin, a disciplina conta com o auxílio das professoras do PPGCOM da UFMA-Imperatriz Camilla Tavares e Isabele Mitozo, e fortalece o relacionamento entre os programas de pós-graduação em Comunicação do país. A professora do PPGCOM da UFMA, Denise Ayres, também está entre os docentes da disciplina. “Esse é o objetivo da nossa disciplina. Além, claro, de discutir um tema extremamente importante de ser abordado do ponto de vista científico, que é a desinformação e o descrédito na ciência e todas essas questões que tomaram conta dos últimos anos, tanto no período eleitoral, quanto relacionadas ao período da pandemia”, finaliza.

Dinâmica da disciplina

Ao longo dos 19 encontros, todas as aulas terão um formato padrão. Ou seja, cada professor irá produzir um material específico para a aula, que vai ficar disponível no Classroom, acompanhado de um vídeo, feito pelo docente, com explicações e os principais conceitos abordados durante a aula. Além disso, durante todas as aulas também será disponibilizado um texto de leitura obrigatória relacionado à temática do encontro.

Ao final do semestre, parte da avaliação será feita de forma objetiva e o restante da nota será a produção de um artigo científico.

Após o término da disciplina, os alunos vão receber uma declaração de que cumpriram os créditos referentes à disciplina na UFPR e devem pedir revalidação no PPGCOM da UFMA. Além disso, serão ofertadas vagas para alunos das universidades dos demais docentes que colaboraram com a disciplina.

Frida Medeiros