PPGCOM recebe pedidos de auxílio para inscrição de eventos: veja como e quanto pode solicitar

Os professores e alunos do programa de pós-graduação Mestrado em Comunicação da UFMA de Imperatriz interessados em solicitar apoio financeiro para custear inscrição em evento científico já podem encaminhar suas demandas para à coordenação do PPGCOM.

O curso definiu, em reunião de colegiado, levando em conta as peculiaridades da rotina de pesquisa por conta da Covid 19, aplicar a totalidade do valor recebido da primeira parcela do PROAP – R$ 2.500,00 – no custeio de inscrições de eventos dos pesquisadores da instituição. Do total, R$ 1.500,00 vai contemplar pedidos de alunos e R$ 1.000,00 de professores.

Por aluno a expectativa, levando em conta que 14 demonstraram interesse em levantamento prévio sobre a possibilidade de solicitação, a verba seja de R$ 107,00 por pedido de discente. Já por professores, levando em conta que 5 anteciparam interesse na rubrica, o gasto deve custear R$ 200,00 por docente solicitante.

Na última reunião ordinária de Colegiado, ocorrida no dia 18 de agosto de 2020, foram aprovadas as normativas e documentos que vão guiar a aplicação da verba. Assim que os ajustes forem finalizados pela Comissão responsável, toda essa documentação será disponibilizada no site para consulta.

Previamente, levando em conta que a verba atual só poderá ser solicitada para cobrir parte do valor da inscrição em evento – rubrica “h) participação de professores, pesquisadores e alunos em atividades e científico acadêmicos no país e no exterior” – a coordenação fez um passo a passo para orientar os envios de pedidos.

Como Solicitar:

As solicitações de recursos do Proap para participação em evento nacional ou internacional devem ser deve ser enviada à secretaria do PPGCOM, via e-mail, encaminhado para o endereço:  ppgcomitz.ufma@ufma.br, pelo menos 30 dias antes da data de início.

Para isso é preciso ter a Carta de Aceite do trabalho, já que o financiamento prevê apenas participações nesta modalidade, e não como ouvinte.

O estudante ou professor deve estar ciente que o recurso solicitado poderá demorar e vir durante ou após a realização do evento ou trabalho de campo.

O requerente deve:

1. Preencher a Ficha de Solicitação de Recursos do PROAP disponível no site do PPGCOM e encaminhar à secretaria do programa por e-mail.
  2. Com a Ficha o estudante ou professor deve encaminhar a Carta de Aceite do evento ou autorização do trabalho de campo; folders de divulgação do evento (pdf).
  3.  Assinar o termo de responsabilidade
  4. Posteriormente encaminhar (até 10 dias depois de participado do evento) a prestação de contas para o e-mail da secretaria do mestrado.

Anota aí o e-mail do mestrado:  ppgcomitz.ufma@ufma.br!