PPGCOM é parceiro do Simpósio de Comunicação da Região Tocantina em mais de 20 atividades

Texto: Sammyla Maciel

De 15 de junho até 10 de julho o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz vai coordenar a 14º Edição do Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (SIMCOM) que por conta da pandemia do COVID-19, será totalmente on-line. Mas esta não é a única novidade. Por meio de parceria com o Mestrado em Comunicação (PPGCOM) boa parte das atividades vai enfatizar práticas de pesquisa e rotinas científicas. Ao todo, são mais de 20 atividades vão envolver alunos, bolsistas e/ou professores do programa.

Com o tema “Comunicação, Ensino e Pandemia: enfrentando os desafios e construindo perspectivas”, o evento terá oficinas, minicursos, palestras e mesas variadas, todas mediadas pela plataforma Google Classroom, com inscrições totalmente gratuitas, e compartilhamento na página do evento também no Youtube.

A coordenadora do mestrado, professora doutora Thaísa Bueno, entende como natural a parceria entre os dois cursos da universidade. “É natural que afinemos cada vez mais as relações entre a graduação e a pós, porque, afinal de contas, são dois degraus de uma formação que é pensada em conjunto”, destaca.

A professora enfatiza, também, que o fato de ser totalmente gratuito, o evento vai atrair, além do público tradicional, com alunos de graduação e pós, também outros interessados no tema que podem, no futuro, vir a se tornar aluno do programa. “É uma vitrine, tanto do trabalho de pesquisa de todos os envolvidos no Mestrado, como também uma forma de divulga nossas ações e até atrair novos candidatos”, destaca.

Conforme dados da coordenação, todos os professores estão envolvidos em algum tipo de atividade. Além disso, as atuais seis bolsistas do mestrado também encamparam coordenação de oficinas, minicursos e monitoria. Marina Gama, aluna do Mestrado em Comunicação, reafirma a fala da coordenadora ao destacar que a academia passa por um momentode ressignificação devido ao isolamento social. Para a mestranda, a proposta do SIMCOM em trazer um evento totalmente online e gratuito é uma forma de aproximar outras instituições de ensino, pesquisadores e, assim, ampliar os debates que estarão em pauta.

Além das bolsistas, outros dez alunos matriculados no mestrado também organizaram atividades ofertadas na programação, cujo objetivo é por em prática conhecimentos acadêmicos e profissionais como, por exemplo, ensinar o que é e como fazer pesquisa qualitativa e como produzir texto para publicação em periódico científico. A mestranda Sarah Dantas, que participa desde 2016 das ações integrativas do SIMCOM, ministrará pela primeira vez um minicurso sobre como fazer resumos, fichamentos e artigos científicos. Para ela a parceria firmada entre o Programa de Pós-Graduação em Comunicação com o evento científico, contribuirá no conhecimento dos mestrandos para a atuação na área acadêmica, sobretudo, em como passar conhecimento a outras pessoas.

Marina Gama, que também ministrará uma oficina, destaca que esta oportunidade trará vivência em sala de aula, além de exercitar os conhecimentos oferecidos durante a trajetória acadêmica e aprender mais com as discussões que poderão surgir.

PPGCOM HOME OFFICE

A parceria do Programa de Pós-Graduação com o SIMCOM faz parte das atividades do “PPGCOM Home Office”, projeto que visa divulgar as ações do programa no período de pandemia e do trabalho remoto.  “A gente mostra que está forte, que a gente está com coragem, com esperança e que a gente está trabalhando de casa para fazer da pesquisa uma coisa importante para toda nossa cidade”, enfatizou Thaísa Bueno.

Para acompanhar a participação do PPGCOM no simpósio, assim como as atualizações do projeto “PPGCOM Home Office”, basta acessar https://www.ppgcom.ufma.br/. O SIMCOM terá duração de um mês e a programação completa e inscrições podem ser acessadas no site do Simpósio de Comunicação da Região Tocantina. As vagas para participação nas oficinas e minicursos são limitadas.

Para acompanhar outras atualizações do SIMCOM e do PPGCOM siga: