Por que é importante participar de eventos científicos?

A trajetória no mestrado acontece em um curto período de tempo, mas envolve diversas atividades, tais como discussões de literatura, elaboração de artigos e o desenvolvimento da dissertação. Durante esse processo, é importante aproveitar as oportunidades de debater e aperfeiçoar a pesquisa junto à orientadora/ao orientador, demais docentes e discentes do programa, além de pesquisadoras/es da área. Desse modo, os eventos científicos são ocasiões favoráveis para levar a pesquisa ao conhecimento da comunidade acadêmica.

PPGCOM/UFMA participa de eventos realizados no formato remoto. Créditos: Áudio/ITZ.

Encontros virtuais

Em decorrência da pandemia da COVID-19, diversos encontros estão acontecendo no formato remoto, o que é positivo para estudantes que possuem dificuldades para o deslocamento presencial e o custeio. Neste momento, muitos congressos regionais, nacionais e internacionais oferecem inscrições gratuitas ou mais acessíveis financeiramente. Por outro lado, o formato remoto necessita de aparatos técnicos, como internet e acesso às plataformas (Google Meet, Zoom, etc.).

Nos eventos virtuais, as/os estudantes têm maiores chances de apresentar seus trabalhos e conseguir o feedback de grandes pesquisadoras/es da área. Isso porque os encontros online oportunizam a participação de palestrantes e congressistas de todas as regiões brasileiras e de outros países, contribuindo com os debates sem fronteiras, a troca de aprendizagens e a formação de parcerias.

Atividades complementares

Em se tratando de pós-graduandas/os, em especial, participar de congressos também auxilia na pontuação dos créditos nas atividades complementares, conforme as normas do programa. No Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (PPGCOM/UFMA), é necessário o cumprimento mínimo de quatro créditos em atividades referentes à produção intelectual durante o curso. Especificamente em relação aos eventos, as/os discentes podem:

• Apresentar trabalho em evento científico nacional, regional e/ou internacional, com publicação em anais;
  • Ministrar minicurso com carga-horária de pelo menos de 6 horas/aula;
  • Participar como palestrante, conferencista ou debatedor em mesa redonda;
  • Atuar como membro da equipe organizadora do evento científico.

As produções intelectuais podem atribuir pontos diferentes e devem ser comprovadas por certificados/publicação. É importante ressaltar que as atividades complementares não se resumem aos eventos, sendo que é possível realizar outras ações (confira a lista clicando aqui).

Auxílio PROAP

O Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) do PPGCOM visa financiar atividades que proporcionem melhores condições para a formação de recursos humanos e para a produção e o aprofundamento do conhecimento no curso. Pelo regulamento, a participação em encontros científicos da área é um dos elementos habilitado a receber recursos do PROAP na modalidade “auxílio ao pesquisador”.

Mediante a chamada aberta pela secretaria do PPGCOM, docentes e discentes podem solicitar apoio financeiro para participação em evento nacional ou internacional desde que tenham trabalho aprovado. Entre as atividades, os recursos do PROAP auxiliam no custeio do pagamento da taxa de inscrição no congresso, por exemplo. As normas, ficha de solicitação e de prestação de contas estão disponíveis na aba de Documentos do Mestrado.

Se interessou em aproveitar os encontros virtuais e enviar seu trabalho? Não perca as dicas que o PPGCOM preparou para a elaboração de artigos científicos. Precisa de pontos para cumprir os créditos das atividades complementares? Visite a lista de chamadas abertas em eventos nacionais e internacionais que mantemos sempre atualizada aqui no site.

Por Nayara Sousa