Pesquisas do PPGCOM são aprovadas em eventos nacionais

Créditos: Chris Montgomery/Unsplash

Docentes e discentes do PPGCOM (UFMA/Imperatriz) recebem aceites de trabalhos em importantes eventos acadêmicos nacionais que devem acontecer em outubro. A participação em encontros interdisciplinares indica a diversidade no desenvolvimento das pesquisas vinculadas ao Programa.

No 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), oito trabalhos foram aprovados, sendo cinco na modalidade dos Grupos de Pesquisa (GPs) e três na Intercom Júnior (IJ). A distribuição dos papers em diferentes GPs e IJ aponta as múltiplas abordagens nas pesquisas apresentadas no maior evento de Comunicação do país. Segue a lista:

• GP Gêneros jornalísticos – “Título de revista: uma discussão sobre o formato a partir dos modos de escrita em nove anos da TPM”, de autoria da Profa. Dra. Thaisa Cristina Bueno e do Prof. Dr. Lucas Santiago Arraes Reino.
  • GP Relações públicas e comunicação organizacional – “Programa de Visitas da UFMA: criando elos através da organização de eventos”, da mestranda Swellen Danuza Coqueiro Feitoza da Silva.
  • GP Fotografia – “Estudos sobre fotojornalismo: análise dos artigos apresentados na Cómpos, SBPjor e Intercom (2015-2019)”, elaborado pela mestranda Rosana Ferreira Barros, em parceria com a Profa. Dra. Thaisa Cristina Bueno.
  • GP Rádio e Mídia Sonora – “Conexão Açaí-Cuxá: o rádio rompendo as fronteiras geográficas entre Pará e Maranhão”, assinado pela mestranda Morgana Albuquerque Sousa e a Profa. Dra. Izani Mustafá.
  • GP Games – “Todo Mundo Odeia a Nintendo: pirataria e gambiarra ems ROMs e emuladores”, do Prof. Dr. José Messias em parceria com o mestrando Luiz Pereira, Thays Pantuza e Gustavo Viana.
  • IJ Jornalismo – “O consumo de informações pelo público jovem em desertos de notícias”, elaborado pela Profa. Dra. Elaine Javorski e as pesquisadoras Heloísa Serrão, Ingrid Silva, Kennidi da Silva e Janine Bargas.
  • IJ Comunicação Audiovisual – “O papel das rádios educativas e universitárias no Maranhão”, de autoria da Profa. Dra. Izani Mustafá e Juliana Carvalho Rabelo Pinheiro.
  • IJ Comunicação Multimídia – “100% ATUALIZADO: letramento e gambiarra no Bomba Patch a partir da sétima geração de consoles de videogame”, assinado pelo Prof. Dr. José Messias em parceria com Gustavo Viana, Anna Luiza Barros e Thays Pantuza.

O 44º Congresso Nacional da Intercom será realizado entre 4 a 9 de outubro, no formato virtual, com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Nesta edição, o tema é “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania”, em alusão ao centenário de nascimento do educador Paulo Freire. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Já no 45º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), duas pesquisas vinculadas ao PPGCOM receberam aceites na modalidade dos Grupos de Trabalhos (GTs). Os GTs e respectivos títulos dos papers são os seguintes:

• GT Mídia e Política – “Jornalismo adversário e o contexto da Covid-19: análise da cobertura feita pela TV Mirante sobre as ações do governo Flávio Dino durante a pandemia do novo coronavírus”, elaborado pela Profa. Dra. Camilla Quesada Tavares, a mestranda Luana Fonseca Silva, e as egressas do Programa Sammyla Maciel e Sarah Dantas do Rego Silva.
  • GT Internet, Política e Cultura – “Eleições, pandemia e WhatsApp: campanhas e comportamento eleitoral no pleito municipal de 2020 em Imperatriz, no Maranhão”, de autoria da Profa. Dra. Isabele Batista Mitozo.

O 45º Encontro Anual da Anpocs acontece virtualmente entre 19 a 27 de outubro. Visando estimular a diversidade de gênero e étnico-racial, além da representatividade regional entre pesquisadoras e pesquisadores, foram adotadas Políticas de Ações Afirmativas aplicadas na forma de subsídios às inscrições no evento. Para ter acesso ao cronograma e aos trabalhos completos, visite o site do encontro.