Mídia e saúde é tema de dossiê da Revista Brasileira de História da Mídia

A RBHM recebe artigos até o dia 30 de setembro de 2020

Por: Gessiela Nascimento

Movidos pelo desejo de compreender as pesquisas e experiências acerca da Covid-19 e de outras pandemias que já assolaram a sociedade, a Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) está com chamada de trabalhos para o dossiê RBHR – História da mídia e saúde. Nesta edição, tem-se como objetivo abordar artigos que enfoquem os discursos midiáticos nos diversos contextos socioculturais sobre as representações e práticas relacionadas à saúde e doenças.

Para a Prof. Dra. Roseane Arcanjo, que compõe o quadro docente da UFMA Imperatriz, e coordena o Grupo de Pesquisa Jornalismo Mídia e Memória (Joimp), ter uma revista científica sobre memória, tratar de um assunto como este, significa que “trabalhar com temporalidades não é apenas se reportar ao passado distante. Ao abordar o tema, a RBHM busca documentar como o jornalismo se movimentou diante de uma questão fundamental e complexa, como a saúde”, na qual “a cobertura de um cenário incerto, desafiador e crítico como a pandemia do coronavírus, em 2020, estará entre os assuntos abordados pelos artigos a serem publicados”.

A professora ainda observa a participação social da mídia no processo de produção de sentidos como “uma referência para compreensão dos fenômenos vividos: a ação dos grupos, as escolhas dos sujeitos e as transformações sociais desencadeadas, que aliada a outros documentos, a produção jornalística pode possibilitar uma visão mais aprofundada sobre os acontecimentos – ao trazer também os sentidos que circularam em uma determinada época”, destaca.

Com submissão aberta até o dia 30 de setembro de 2020, a RBHM considerará para avaliação produções que abordem as relações entre mídia, ciência e poder; a atuação do jornalismo como instância avaliadora das políticas, serviços e sistemas de saúde; as narrativas midiáticas relacionadas às doenças e às experiências do acontecimento; mídias e memória social de doenças e epidemias, dentre outros enfoques pertinentes ao tema.

Os artigos devem ser enviados pelo sistema on-line da RBHM, no endereço disponível abaixo, levando em consideração que a contribuição deve ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “comentários ao editor”; o arquivo da submissão deve conter o formato em Microsoft Word, OpenOffice ou RTF; seguir as diretrizes para estilo de texto e bibliografia, ressaltando que todo o trabalho de avaliação e edição dos artigos é gratuito, não é cobrado qualquer tipo de taxa dos autores.

Revista Brasileira de História da Mídia

Desde 2012, a RBHM proporciona a comunidade acadêmica um vasto conhecimento sobre a mídia no ontem e hoje. Com qualis B2 e ISSN 2238-5126, a revista também recebe artigos e resenhas em fluxo contínuo sobre temáticas que envolvam seu eixo central: a história da mídia. Sua publicação ocorre em formato eletrônico e periodicidade semestral. Compondo o conselho editorial, estão pesquisadores de instituições brasileiras e europeias, incluindo Portugal e Espanha.

Para mais informações, acesse:

Chamada de trabalhos RHBM: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/announcement/view/250

Roseane Arcanjo: http://lattes.cnpq.br/2786546655441425

Joimp: http://www.joimp.ufma.br/

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
EnglishFrenchPortugueseSpanish