Área de Concentração: Comunicação Contemporânea

Linhas de Pesquisa:

Linha 1 – Comunicação, materialidades e formação sociocultural Esta linha se dedica a investigar a configuração expressiva das articulações entre tecnologia e os processos de produção, consumo e difusão da comunicação e cultura, abrigando temáticas comprometidas com o estudo das dimensões materiais, operacionais e de construção de sentido dos artefatos comunicacionais e seus agentes. As pesquisas desta linha tematizam a interface entre comunicação e tecnologia, a partir do produto, estética, imaginário e produção de sentido.

Palavras-chave: Artefatos; Produtos; Interfaces; Tecnologias; Jornalismo.

Linha 2 – Comunicação e processos sociopolíticos Os trabalhos desta linha se dedicam a compreender as relações específicas desenvolvidas no âmbito dos processos sóciocomunicacionais e políticos, decorrentes de usos e apropriações provenientes da experiência midiática contemporânea. O cenário de pesquisa aqui atenta de forma particular para o contexto das relações sociais, representações, mediação e políticas, tanto no âmbito das relações pessoais mediadas quanto da praxis do mercado da comunicação. Os trabalhos desta linha articulam a comunicação com o conteúdo publicado pelos meios de comunicação, rotinas de produção, construção da memória e relações sociopolíticas que se estabelecem a partir da relação com os conteúdos midiáticos.

Palavras-chave: Processos; Práticas; Usos; Apropriações