Os grupos de pesquisa em atividade no Mestrado em Comunicação da UFMA contam com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de professores da graduação que não integram o Programa, mas buscam uma proximidade com as atividades da pós-graduação. As parcerias são uma forma de fortalecer as ações conjuntas e ratificar o projeto como um trabalho em grupo.
Nestes grupos, encontram-se os alunos de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIT, PET e voluntários). Alguns destes projetos contam com apoio de bolsas do CNPq, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e da própria UFMA, conforme calendários anuais de seleção, por meio de editais.
A participação discente por meio dos grupos permite a aproximação dos graduandos com a rotina da pós-graduação, o que integra ações de pesquisa, ensino e extensão. Na rotina dos grupos, além das reuniões regulares para discussões de textos e acompanhamento dos trabalhos de pesquisa (empírica e conceitual), são mantidos diálogos constantes com pesquisadores e entidades científicas de outras instituições, no país e fora deste, fortalecendo o campo de investigação.
O PPGCOM da UFMA de Imperatriz mantém hoje 5 grupos de pesquisa regulares no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Esses grupos contemplam todos os professores permanentes do Programa.
Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Cibercultura (GCiber)
Agrega pesquisas que versem sobre cibercultura e, sobretudo, sobre Ciberjornalismo, sob os impactos das ferramentas digitais na vida social, nas interações e nas rotinas dos veículos de mídia em diferentes suportes, incluindo questões de interações, audiência, identidade profissional, rotina produtiva, convergência e outros.
Linhas de Pesquisa: Interações, memórias e relações na cibercultura; Jornalismo e Cibercultura; Meios e Ferramentas na cibercultura.
Coordenador(a): Profa. Dra. Thaisa Cristina Bueno
Vice-coordenador(a): Profa. Dra. Marcelli Alves
Quando começou: 2016
Informações: CNPq | E-mail | Facebook | Instagram
Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS)
Agrega pesquisas que se preocupam com a dinâmica existente entre a comunicação e a política, evidenciando o papel do jornalismo e das práticas comunicacionais para a esfera pública e política. Os estudos desenvolvidos dialogam com diferentes objetos e perspectivas teóricas, observando tanto os modos de produção quanto de consumo. As pesquisas também se debruçam sobre as dinâmicas das redes sociais digitais, observando seus usos por diferentes atores sociais e políticos.
Linhas de Pesquisa: Comunicação política e campanha eleitoral; Internet e sociedade; Prática profissional, produção de notícias e cobertura jornalística.
Coordenador(a): Profa. Dra. Camilla Quesada Tavares
Vice-coordenador(a): Profa. Dra. Isabele Batista Mitozo
Quando começou: 2016
Informações: CNPq | Site | E-mail | Facebook | Instagram | Twitter
Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura, Imaginário e Sociedade (Imaginarium)
O grupo desenvolve pesquisas relacionadas ao imaginário pós-moderno sobre saúde, ciência e tecnologia e as repercussões na sociedade, formando um corpo de pesquisadores oriundo do estado do Maranhão. O grupo integra a rede Jornalismo, Imaginário e Memória (JIM), coordenada pelo professor Juremir Machado da Silva (PUCRS) e tem parceria com o grupo Multis – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia da Universidade Federal Fluminense.
Linhas de Pesquisa: Comunicação, cotidiano, ciência e tecnologia; Imaginário, saúde e pós-modernidade.
Coordenador(a): Profa. Dra. Denise Cristina Ayres
Vice-coordenador(a): Profa. Dra. Patrícia Monteiro Cruz Mendes
Quando começou: 2016
Informações: CNPq | E-mail | Instagram
Grupo de Pesquisa em Rádio e Política no Maranhão (RPM)
Estudos sobre o rádio do Maranhão a partir de pesquisas sobre concessões, muitas obtidas em troca de favores políticos, a fim de compreender como se estabeleceram as relações políticas num estado que teve, por várias décadas, influência da família Sarney. A proposta visa compreender as relações do rádio maranhense com a política e o poder político existente e suas influências na programação.
Linhas de Pesquisa: Rádio e Política no Maranhão.
Coordenador(a): Profa. Dra. Izani Pibernat Mustafá
Vice-coordenador(a): Profa. Dra. Kátia de Lourdes Fraga
Quando começou: 2019
Informações: CNPq | E-mail |Instagram
Laboratório de Pesquisa em Games, Gambiarras e Mediações em Rede (GamerLab)
O grupo investiga os temas da apropriação tecnológica e midiática em contextos ditos periféricos. Dentro do que se entende por Materialidades da Comunicação e do novo materialismo, as formas como espectadores, ouvintes e/ou usuários utilizam as mídias, mas principalmente as formas inventivas de intervenções que são praticadas já possuem um lastro importante de estudos dentro das discussões sobre consumo e cultura da participação, num viés socioeconômico, mas também nas discussões sobre letramento e capacitação técnica, num viés educacional e cognitivo. O objetivo do grupo é realizar esse encontro entre o cognitivo, o tecnológico e o político com um olhar da área de comunicação.
Linhas de Pesquisa: Cognição Corporificada, Materialidades e Tecnologias da Comunicação; Crítica Pós-colonial da Ciência, Tecnologia e da Mídia; Humanidades Digitais e Letramentos Midiáticos.
Coordenador(a): Prof. Dr. José Carlos Messias
Quando começou: 2020
Informações: CNPq | E-mail | Instagram | Facebook | Twitter
[/et_pb_section