Docente do PPGCOM integra equipe nacional do INCT em Disputas e Soberanias Informacionais

O CNPq anunciou no dia 25 de novembro de 2022 o resultado preliminar da chamada Nº 58/2022. Dentre os projetos contemplados, está o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT/DSI), do qual a professora Camilla Tavares, do PPPGCOM UFMA, faz parte da equipe. A proposta agrega 28 pesquisadores nacionais e internacionais, bem como seus respectivos estudantes e grupos de pesquisa. Ao todo, integram a parceria 21 instituições de ensino.

Os projetos enfatizam três dimensões: a) produção de informação sancionada como saber científico, Circulação de informação e desinformação e c) Mediação por aparatos digitais. O objetivo do projeto é equipar o país com um centro de referência capaz de integrar instituições nacionais e internacionais em estudos sobre a temática das disputas informacionais.

Equipe Nacional e Internacional do INCT

O INCT conta com a coordenação dos pesquisadores Afonso de Albuquerque (UFF) e Jamil Marques (UFPR). O comitê gestor é formado por Andrea Medrado, Edson Dalmonte, Raquel Recuero, Roseli Fígaro e Thaiane Oliveira.

Texto: Otávio Temóteo