Discentes do PPGCOM participam da IV Conferência Internacional Comunicar Ciência, sediada em Portugal

As discentes Germana Plácido, Idayane Ferreira e Michele Souza apresentaram trabalho, nesta quinta-feira (06), na IV Conferência Internacional Comunicar Ciência, realizada na Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal.

O trabalho intitulado  “A pandemia do novo coronavírus e a veiculação do discurso científico em portais de notícia no Brasil” analisou como foi empregado o discurso científico em matérias publicadas nos portais de notícia G1 e UOL, oriundos do Brasil, em períodos críticos da pandemia do novo coronavírus. Foram analisadas 13 matérias publicadas entre abril e junho de 2020 e 2021, em ambos os portais. O recorte temporal compreendeu períodos críticos da crise sanitária, nos dois primeiros anos da pandemia no Brasil.

ivcomunicarciencia

IV Conferência Comunicar Ciência (Foto: Arquivo Pessoal)

A partir do aporte teórico com reflexões apontadas por Oliveira et al. (2021), Rezende e Tavares (2014), as discentes notaram que as matérias jornalísticas buscaram explicar termos, dados e projeções matemáticas elaboradas pelos pesquisadores e cientistas com o objetivo de demonstrar o contexto da crise sanitária. Em algumas matérias foi possível notar a tentativa em transcrever termos e dados técnico-científicos aos leitores. Entretanto, a linguagem dos textos ainda se ancora no discurso técnico e presume um leitor conhecedor de determinados termos e técnicas de pesquisa.

Evento

O evento acontece nos dias 06 e 07 de outubro e  reflete sobre a crise da desinformação no campo da ciência, e o seu uso como arma política para desestabilizar e desgastar as democracias, com consequências diretas na capacidade de tomar decisões informadas e no funcionamento da democracia. 

Texto: Otávio Neto