Aula inaugural do semestre discute identidade e territorialidade na Amazônia

A aula inaugural do semestre 2021.1 do PPGCOM acontece na próxima segunda-feira (05/07), às 17h. Com o tema “A terra, o povo e a luta: identidade e territorialidade nas disputas fundiárias na Amazônia”, a mesa virtual conta com a participação da Profa. Dra. Zélia Amador de Deus, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e do Prof. Dr. Airton dos Reis Pereira, da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

A Profa. Dra. Isabele Batista Mitozo do PPGCOM/UFMA aponta que a temática abordada na aula inaugural tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos voltados para a região amazônica. “Percebemos a necessidade de discutir problemas que são conectados à nossa região, pois há, em certa medida, um sub-aproveitamento dessas temáticas nos projetos dos nossos discentes ou de candidatos que tentam fazer mestrado no nosso Programa”, explica a docente.

Mitozo pontua ainda que as discussões levantadas na conferência pretendem conciliar agendas de pesquisa entre questões sociais e o campo da comunicação, de modo que mostrem que esses assuntos podem ser estudados nas duas linhas de pesquisa do PPGCOM – Linha 1: Comunicação, materialidades e formação sociocultural e Linha 2: Comunicação e processos sociopolíticos.

Na exposição do tema da mesa, a convidada e o convidado possuem trajetórias de atuação e pesquisa nas lutas pela terra, e devem abordar perspectivas de outros campos. A Profa. Dra. Zélia Amador de Deus (UFPA) trata do movimento quilombola, enquanto o Prof. Dr. Airton dos Reis Pereira (UEPA/UNIFESSPA) se dedica às disputas que acontecem no Sul e Sudeste do Pará, fronteiras do Maranhão, sobre conflitos entre grandes latifundiários e camponeses.

A conferência é mediada pelo Prof. Dr. José Messias Franco e acontece às 17h, com transmissão pelo canal do PPGCOM no YouTube. Haverá emissão de certificado com carga horária de 2 horas para ouvintes.

Confira as biografias da(o)s palestrantes:

Zélia Amador de Deus (UFPA)
É doutora em Ciências Sociais e professora do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA), em que já exerceu o cargo de vice-reitora de 1993 a 1997. É atriz e diretora de Teatro. Ativista do movimento Negro, co-fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA). Foi integrante do Grupo Interministerial de Valorização da População Negra de 1996 a 2001. Implantou e coordenou o Programa de Ação Afirmativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2001 a 2003). É integrante da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros (CADARA). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2137015557793418

Airton dos Reis Pereira (UEPA/UNIFESSPA)

É doutor em História e professor do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar Indígena (uma parceria entre UEPA, UNIFESSPA, UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Trabalhou como agente de pastoral no Projeto de Desenvolvimento Humano (PDH), da Diocese de Conceição do Araguaia (1994-1998) e na Comissão Pastoral da Terra, do sul e do sudeste do Pará (1999-2001; 2004-2008). É autor do livro “Do posseiro ao sem-terra: a luta pela terra no sul e sudeste do Pará”. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0851732561782533