O Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Acadêmico em Comunicação marca o amadurecimento de um projeto que reúne docentes com formação em programas de pós-graduação tradicionais e que hoje, na UFMA, se reúnem, tendo como base a trajetória acadêmica como pesquisadores e uma ideia conjunta, sólida e coerente, que nasce de uma demanda regional. A implantação de um programa de pós-graduação em Comunicação traz contribuições diretas para solucionar o problema da ausência de formação na pós-graduação na região. É importante destacar que a implementação desse programa na cidade de Impertatriz tem por objetivo suprir uma necessidade regional ainda carente na formação de recursos humanos. A intenção é oferecer uma formação continuada para alunos formados na comunicação e áreas afins.

A área de concentração Comunicação Contemporânea delimita e dá forma às atividades de ensino e pesquisa do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão. Esta área se institui, neste sentido, como articuladora do conhecimento ao qual este curso se vincula, recortando e particularizando o foco das pesquisas e do tipo de formação promovidas por ele. Dentro desta, o Mestrado em Comunicação da UFMA se divide em duas linhas de pesquisa, “Formas e Materialidades da Comunicação” e “Processos Sociopolítios da Cultura Contemporânea” que sublinham um direcionamento para a investigação de dimensões e articulações da comunicação contemporânea.

A preocupação inerente à pesquisa em comunicação contemporânea diz respeito à contemplação das transformações experimentadas por seus objetos de estudo, sobretudo em se atentando para a relação destes com eixos teóricos e epistemológicos específicos. Este enquadramento da área, por sua vez, conduz o pensamento à necessidade de reconhecer objetivos que compreendam, sobretudo, o contexto sócio-técnico no qual eles criam e são criados de forma processual. Sendo assim, ao assumir como área de concentração as questões da “Comunicação Contemporânea” empreendemos um espaço que se dedica ao estudo e à pesquisa das teorias e práticas comunicacionais no tempo histórico presente.

Os objetos desta área de concentração são os fenômenos sócio comunicacionais que se dão no âmbito das articulações sociais contemporâneas. Assim, a área de concentração deste Mestrado, em sua abrangência, contempla elementos, efeitos e ações que se relacionam com os universos tecnológicos, sociais e culturais, especificamente no sentido em que estes são atravessados por dispositivos midiáticos da comunicação, que colaboram para a produção do espectro social contemporâneo.