Aluna do PPGCOM analisa o universo feminino no podcast “Mamilos”

Gessiela Nascimento, mestranda do PPGCOM/UFMA/Imperatriz. Foto: Acervo pessoal.

A discente do PPGCOM da UFMA, Gessiela Nascimento, desenvolve sua pesquisa de mestrado sobre o podcast “Mamilos”. Criado em 2014, o produto foi elaborado pela B9 Company e é apresentado pelas publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis. Como define a descrição do programa, “um jornalismo de peito aberto”, as apresentadoras abordam os temas atuais com “empatia e bom humor”. E isso foi o que motivou a mestranda, segundo ela, a realizar a pesquisa.

Ouvinte assídua e interessada nas pautas discutidas, Gessiela escolheu o objeto de estudo após as discussões que realizou em sala de aula com sua orientadora, a professora Dra. Roseane Arcanjo. A partir disso, o objetivo da pesquisa é entender como o universo feminino é discutido no podcast e de que maneira os conteúdos contribuem para uma melhor compreensão sobre gênero e empoderamento na contemporaneidade.

A metodologia está sendo desenvolvida durante a pesquisa e seguindo os encaminhamentos do objeto e de orientação. Um dos métodos utilizados pela mestranda é a Análise Audioestrutural do Podcast (AAP), que objetiva auxiliar no mapeamento da estrutura de cada episódio, as pautas discutidas e as fontes entrevistadas. Os estudos têm se dedicado também a outras temáticas e um dos objetivos de Gessiela é fornecer um novo olhar sobre o tema, contribuindo com o debate na área da Comunicação.

Aula na Disciplina de Podcast ofertada pelo PPGCOM. Foto: Acervo pessoal.

A discente se destaca com trabalhos apresentados em eventos da área (ABCiber, EPCA, Jornada Discente/UnB, V Jornada Interdisciplinar do PPGCOMS/UFT e Alcar Nordeste), além de duas publicações de artigos em revistas científicas (Pauta Geral e Culturas Midiáticas) e outro aceito para ser publicado este ano na Revista Brasileira de História da Mídia.

Ao falar sobre as publicações e participações em eventos, Gessiela se diz satisfeita em poder divulgar os resultados de seus estudos e que isso coincide com a responsabilidade de saber que “fazer ciência” é uma tarefa árdua, mas recompensadora. As lições que ela vem aprendendo ao longo do curso a fez perceber que pesquisa é um processo construído e em conjunto: “Aprendi que pesquisa não é feita sozinha, solitária”, afirma. A discente ainda ressalta a importância da parceria que tem desenvolvido com as professoras do PPGCOM: Profa. Dra. Roseane Arcanjo, Profa. Dra. Izani Mustafá e Profa. Dra. Elaine Javorski.

Sobre os próximos passos na academia, destaca seus novos interesses de pesquisa: “na graduação estudei sobre impresso, política e memória, mas também descobri que tenho interesse por podcast e mídia sonora. Então, se me perguntassem hoje: ‘Gessiela, qual área você deseja seguir?’, eu responderia com toda certeza que é a de mídia sonora”, conclui.

Trajetória acadêmica

Gessiela Nascimento, 25 anos, é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2018) pela UFMA/Imperatriz e especialista em Marketing Digital e Redes Socias (2019) pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF). Nascida em Imperatriz, ingressou no PPGCOM em 2020. Faz parte dos Grupos de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp/UFMA), Rádio e Política no Maranhão (RPM/UFMA) e do Grupo de Extensão Cartografia Social de Piquiá de Baixo em Açailândia/MA – trajetórias, memórias, política e ativismos midiáticos. É membro da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA) e bolsista FAPEMA.

Acesse o currículo lattes da discente para saber mais sobre suas pesquisas.

Por Letícia Barreto e Michele Souza

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
EnglishFrenchPortugueseSpanish