O cenário midiático do Maranhão nas redes sociais é investigado por discente do PPGCOM

A cobertura noticiosa dos perfis informativos do estado do Maranhão, no Instagram, chamou a atenção da mestranda Gabriela Almeida, discente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz. A pesquisa intitulada “O cenário midiático maranhense nas redes sociais: as características da cobertura informativa em perfis noticiosos no Instagram no Maranhão” nasce da observação do crescimento destes perfis informacionais na região e da importância no cenário midiático local, que é considerado pelo Altas da Notícia (2020) como uma das cinco regiões com maiores déficits comunicacionais do país.

A autora ainda destaca na pesquisa que o cenário maranhense é fortemente marcado pela influência dos grandes conglomerados de comunicação que são ligados a grupos políticos locais ou nacionais. É justamente neste contexto que os blogs de notícias no Instagram revelam as conjunturas locais e apontam para a necessidade de mais pesquisas  para a compreensão da atuação destes perfis nas redes. Gabriela vai além e investiga também a tipologia dos conteúdos postados e as marcas editoriais presentes nestas páginas.

Gabriela Almeida (Foto: Arquivo Pessoal)

SERVIÇO

A defesa da dissertação acontece no dia 06/02/2023, segunda-feira, às 10h e de forma remota. O trabalho foi orientado pela professora Dra. Thaísa Bueno (UFMA/ITZ). A banca é composta pelos professores Dr. Carlos Frederico de Brito (UFMG) e Dra. Clara Câmara (UFMA). 

Conheça mais sobre as pesquisas da discente clicando aqui!

Texto: Otávio Temóteo

Últimas