Mestrado em Comunicação de Imperatriz lança o projeto “PPGCom Home Office”

Ação prevê cobertura e divulgação das atividades de pesquisa desenvolvidas no programa

O programa de pós-graduação Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (PPGCOM/UFMA) de Imperatriz vai divulgar, todas as semanas, matérias com pesquisas e trabalhos científicos desenvolvidos pelos professores e discentes do curso. A ação, que busca dar visibilidade para as pesquisas científicas desenvolvidas na cidade no período da pandemia,  recebeu o nome de  PPGCom Home Office e se trata de um projeto de extensão da Coordenação do Curso voltado para produzir e divulgar material jornalístico sobre ciência, tecnologia e inovação, tomando sempre como referência a produção dos pesquisadores do programa, desenvolvidas durante o período de trabalho remoto, em acordo com as orientações sanitárias da Covid 19 e a Orientação Normativa nº 19/2020.

Assim, o trabalho será feito de casa e publicado no site do programa (www.ppgcom.ufma.br) e nas redes sociais (@ppgcomuma.itz; ppgcom / programa de pós graduação mestrado em comunicação / ufma no Facebook).

Os responsáveis pelo projeto são os professores Thaísa Bueno e Lucas Santiago Arraes Reino (coordenadora e vice coordenador do programa) e conta com a participação de cinco discentes bolsistas do programa (Capes e Fapema) e uma aluna da graduação.

O objetivo da série de reportagens, além de divulgar estudos em andamento, é evidenciar ainda a importância da pesquisa para a sociedade, que embora já fosse uma pauta bastante discutida na academia, ganhou uma maior projeção nas demais esferas sociais com a pandemia. A proposta é aproveitar o momento e promover mais contato e, consequentemente, maior aproximação da população com o conhecimento produzido pela universidade.

A publicação será semanal, sempre às segundas-feiras. Resultados ou andamento de estudos serão divulgados em formato de notícia e reportagem no site do programa (www.ppgcom.ufma.br) e replicado no projeto de extensão Ciência UFMA (www.ciencia.ufma.br). As ações serão amplamente publicadas, também, nas redes sociais do Mestrado em Comunicação (Instagram e Facebook – @ppgcomufma.itz) e nas redes e sites de divulgação institucional, ampliando a visibilidade das pesquisas e trabalhos desenvolvidas por docentes e discentes do programa em Imperatriz. Tudo que for publicado no portal do programa poderá ser usado gratuitamente por veículos de comunicação, desde que citada a fonte, servindo de pauta e ampliando a divulgação das ações universitárias na cidade.

A proposta também deve contribuir para qualificar os projetos que possam vir a ser submetidos nas seleções de discentes do Mestrado, uma vez que os futuros candidatos conhecerão, mais profundamente, as pesquisas desenvolvidas pelos professores do programa.

PPGCOM EM IMPERATRIZ

O Mestrado em Comunicação de Imperatriz é um projeto recente, completou um ano em 2020 e está na sua segunda seleção. Mas apesar da pouca idade é um programa bastante atuante. São 14 docentes entre permanentes e colaborados com ampla produção científica, coordenação de grupos, entre outras atividade neste campo. Todos os professores coordenam/integram dois ou mais projetos de pesquisa e desenvolvem projetos de Iniciação Científica com estudos de âmbito nacional e regional, com diagnósticos comparados que muito contribuem para entender as relações de trabalho, de formação e sociais no âmbito da Comunicação Social.

Mas apesar da grande quantidade de pesquisas e ações envolvendo estudos e trabalhos científicos produzidos no programa, nem sempre essas ações chegam ao conhecimento da sociedade, além dos grupos especializados, nos eventos e periódicos da área. Desde que se instaurou a pandemia do Cornonavírus a necessidade de divulgar essas ações se mostrou ainda mais necessária. Uma forma de qualificar o debate é tornar pública as ações e trabalhos que são desenvolvidos pela universidade. Com a crise sanitária e a orientação para o desenvolvimento do trabalho remoto e adiamento das aulas presenciais, muitas pessoas, dentro e fora da universidade, que desconhecem os outros trabalhos em andamento na universidade poderão agora ficar mais perto do mestrado.

Serviço

PPGCom Home Office: produção de matérias semanais com pesquisas e trabalhos científicos produzidos pelos pesquisadores do Mestrado em Comunicação da UFMA de Imperatriz. A publicação será feita na página do programa e nas redes sócias todas as segundas-feiras, às 10 horas.

Quer participar:

Se você é aluno do programa e quer ajudar a produzir conteúdo entre em contato pelo e-mail (thaisabu@gmail.com)

Contatos:

Profª Drª Thaísa Bueno (GCIBER/PPGCOM/UFMA): thaisabu@gmail.com

Prof.º Drº Lucas Santiago Arraes Reino (GCIBER/PPGCOM/UFMA): lucasreino@gmail.com

Coordenação do programa: ppgcomunicacaoitz@gmail.com

Acompanhe: